_________________História___

 

 

   Tinalhas é uma Freguesia do Concelho e Distrito de Castelo Branco, distando 18 quilómetros da sua sede administrativa, fazendo parte do Campo Albicastrense. Predominantemente agrícola, a freguesia tem uma área de 16,20 quilómetros quadrados, presumindo-se que tenha sido formada no século XII/XIII. Pertencia ao Concelho de São Vicente da Beira, entretanto extinto, integrando por decreto de 26 de fevereiro de 1877 o atual Concelho de Castelo Branco. Entre 1896 e 1952, a Freguesia de Tinalhas teve como anexa a aldeia de Ninho do Açor.
   Situada a Norte do Concelho, a mais de 400 metros de altitude, Tinalhas faz fronteira com as aldeias de Ninho do Açor, Freixial do Campo, Caféde e Póvoa de Rio de Moinhos. Os ribeiros de Vale Sando, Ribeirinha, Vale de João Martins, Salgueiro e Cadavai atravessam o seu território.
   Quando ao nome, desde sempre foi atribuído às antigas vasilhas, ou talhas, que terão sido achadas neste território, durante escavações arqueológicas aqui realizadas e que elencaram nos seus registos não só estas “tinalias” como outras peças datadas da época pré-romana e romana, no Neolítico.